Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Academia digital de Ciências Biomédicas Laboratoriais nasce em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-10-2020

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) de Coimbra vai criar uma academia digital de Ciências Biomédicas Laboratoriais, de acesso livre a todos os profissionais e estudantes da área a nível mundial, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“O projeto – denominado BioTriCK e financiado em 360.050 euros pelo programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas KA203 – pretende promover a partilha de conhecimento e melhorar a qualidade de formação na área das Ciências Biomédicas Laboratoriais”, explica, em comunicado, a ESTeSC, do Instituto Politécnico de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Além desta instituição de ensino superior público de Coimbra, integram este consórcio a ‘Western Norway University of Applied Sciences’ e a ‘Turku University of Applied Sciences’.

São ainda parceiros do projeto o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e os hospitais de Bergen (Noruega) e Turku (Finlândia), onde os alunos desenvolvem estágio curricular.

PUBLICIDADE

“O objetivo é criar um ‘triângulo de conhecimento’, que permita desenvolver o ensino e melhorar a relação entre os estudantes, os monitores de estágio e a Escola”, refere Armando Caseiro, um dos docentes da ESTeSC responsáveis pelo projeto.

Na prática, esta plataforma vai reunir um histórico de casos clínicos reais e disponibilizar ferramentas de aprendizagem inovadoras (jogos, aplicações, filmes e uma “bioPedia”, por exemplo), a partir de informação recolhida e trabalhada por docentes, profissionais e estudantes de Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Com um período de implementação de três anos, o ‘BioTrick’ está ainda numa fase inicial de desenvolvimento.

A primeira reunião transnacional acontece em novembro, prevendo-se que a versão experimental da academia digital possa ser lançada em 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com