Região

Abrigo de animais na Figueira da Foz em situação crítica

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 01-10-2025

Imagem: Associação Gadaff/ Facebook

A situação dos animais abandonados na Figueira da Foz está a atingir níveis críticos. Atualmente, a GADAFF é a única associação a conseguir receber animais, depois de outra organização de proteção animal ter ficado em risco de perder o terreno onde opera.

De acordo com a associação de proteção animal, esta acolhe cerca de 300 cães e 20 gatos, e gasta diariamente aproximadamente 100 kg de ração para alimentar os animais. “Temos recebido muitos animais doentes e animais cujos donos já não os podem manter. Estamos a tentar não dizer não a ninguém, mas precisamos de ajuda”, afirma a equipa nas redes sociais.

Apesar do apoio da Câmara Municipal, as despesas não são totalmente cobertas. A GADAFF enfrenta ainda uma dívida de 2.000 euros em despesas veterinárias.

PUBLICIDADE

A associação lança um apelo à comunidade para o voluntariado que envolve atenção, carinho e passeios para os animais. Apela a doação de ração que pode ser entregue no Pingo Doce de Buarcos, na tabacaria do Leclerc ou diretamente no abrigo, das 10:00 às 14:00 e através de contribuição financeira: MB Way 912 409 823 | IBAN: PT50 0010 0000 5346 3150 00151.

“Não podemos negar ajuda, mas sem apoio da população, não conseguimos sustentar todas as despesas. Os animais abandonados não podem esperar”, acrescentam.

A GADAFF manifesta ainda solidariedade com a APAFF, outra associação local, na esperança de que consiga estabilizar a sua situação, mas reforça que a prioridade imediata deve ser cuidar dos animais já sob sua responsabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE