Cidade

Abertura de estacionamento no Convento adiada até à exaustão!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-11-2016

Apesar de Manuel Machado ter prometido ao empreiteiro que pagava mais cedo se a obra fosse concluída antes do final do prazo, já passaram os 120 dias previsto para a conclusão do Parque de Estacionamento do outrora designado “Parque de Estacionamento do Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco” e o povo que vai ouvir cantar o fado continua a ter de estacionar… onde é possível.

PUBLICIDADE

Na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, o vereador Ferreira da Silva quis saber quando é que será possível estacionar o carro no agora denominado “Convento São Francisco Coimbra Cultura e Congressos Património Municipal”.

Ainda bem que fez a pergunta, respondeu Manuel Machado, que nem gosta muito de ser interpelado pelo vereador do CPC.

PUBLICIDADE

publicidade

Em síntese, o líder do município admitiu que no meio do contrato ia “uma armadilha”. Em causa estará uma Cláusula onde se poderá ler que sistema de exaustão tem de ser certificado pelo LNEC, oque demorou o seu tempo. Está assim encontrada a resposta para o facto da “garagem colectiva” ainda não estar a funcionar.

Recordamos que a Câmara Municipal de Coimbra adjudicou a empreitada à concorrente Veiga Lopes, SA pelo 1.461.992,14 euros (+ IVA). O contrato foi celebrado em 1 de março. O parque devia ter ficado pronto em passado dia 1 de agosto.

PUBLICIDADE

Este procedimento  tornou-se necessário depois de no  primeiro semestre de 2015 nenhuma empresa ter estado disposta a assumir os custos de acabamentos da infraestrutura, avaliados pela CMC em 1 950 000.00 Euros, em troca da concessão da exploração do estacionamento com capacidade para cerca de 550 lugares, durante um período de 30 anos, pelo que o executivo municipal de Coimbra tem de pagar para ter o equipamento.

Sabe-se agora, pela voz de Manuel Machado, que nessa altura ninguém quis concorrer porque para o estacionamento ser público só podia ter 3 em vez dos actuais 4 pisos.

Assim, depois de ter “enterrado 4 milhões” na outra “encarnação”, a CMC tem de pagar mais 1.461.992,14 euros (+ IVA), acrescido de um determinado montante que Manuel Machado não sabe quantificar.

O edil não consegue apontar uma data de abertura do estacionamento, que, dizemos nós, nem fará assim tanta. Já se viu quem quem vai para o Convento consegue estacionar nas redondezas!

 Quer ouvir?

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE