Vamos

Abertas inscrições para estágio de orquestra de sopros e percussão em Arganil

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 17-05-2023

As inscrições para o III Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil decorrem até ao dia 15 de julho e terão como limite a participação de 70 jovens executantes de bandas filarmónicas de todo país.

PUBLICIDADE

A terceira edição do “Estágio do Açor – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil”, realiza-se de 31 de julho a 04 de agosto, em Arganil, no distrito de Coimbra, anunciou, a Associação Filarmónica de Arganil (AFA).

As inscrições, disponíveis através do ‘link’ https://www.afarganil.pt/estagio-do-acor/, dirigem-se a executantes de bandas filarmónicas de todo o país, com limite de 70 participantes.

PUBLICIDADE

Numa organização da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), em parceria com a Associação Juvenil CUME – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, este estágio pretende “contribuir para a promoção da qualificação contínua dos jovens músicos, reforçando os seus conhecimentos, bem como estimular a interação e a troca de experiências entre jovens oriundos de diferentes realidades a nível nacional”, sublinham os promotores.

O Estágio do Açor vai ser dirigido pelo maestro João Paulo Fernandes, coadjuvado pelo maestro da AFA Pedro Carvalho e respetivos orientadores de naipe.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante cinco dias, os executantes vão ter um “intenso programa formativo, organizado em naipes e orquestra”, que culminará com a realização de um “concerto no dia 04 de agosto, na Praça Simões Dias, em Arganil, onde serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido”.

“O Estágio do Açor irá confirmar que a música é um elemento de união e coesão entre os participantes, motivando-os e mobilizando-os para um maior envolvimento em iniciativas que visem a valorização e preservação da cultura local, reforçando a identidade e o sentimento de pertença dos jovens à sua região”, acrescenta a AFA na mesma nota.

Contando com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Santa Casa da Misericórdia daquela vila, é propósito da organização consolidar esta iniciativa como uma “referência no calendário de eventos similares no panorama nacional, criando uma marca de qualidade no ensino da música a que Arganil ficará intimamente associada”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE