Região

Abertas as candidaturas para Jovens Autarcas de Poiares 2023

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-11-2022

Já arrancou a quinta edição do Programa Jovens Autarcas, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Neste momento decorre o período para apresentação de candidaturas, cuja data limite é 30 de novembro.

PUBLICIDADE

Segundo João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «este programa assume um papel de destaque no fundamental processo de participação democrática, sobretudo por procurar aproximar as faixas mais jovens, permitindo-lhes apresentar as suas ideias, opiniões e perspetivas de futuro, valorizando-as e colocando-as em prática na definição daquelas que são as políticas a executar no Concelho».

«Ao proporcionar aos mais jovens a oportunidade de se envolverem na causa pública, assumindo uma maior participação cívica, e contribuindo de forma determinante e ativamente para a definição de políticas de proximidade, este projeto afirma-se como verdadeiramente inovador e promotor de melhores práticas democráticas», referiu João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

Recorde-se que esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e que conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, replica o processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser ‘Presidente’.

Nos termos do regulamento, ao executivo eleito será atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização dos programas e propostas definidas pelo executivo “Jovens Autarcas”, com base nos manifestos eleitorais que colocaram à votação pelos seus pares.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que após o período de apresentação das candidaturas, inicia-se o período de campanha eleitoral, entre 2 e 11 de dezembro. As eleições, na qual têm direito a voto os alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, decorrem a 13 de dezembro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE