Coimbra

Abaixo-assinado exige soluções de segurança rodoviária para rua de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-02-2022

Um grupo de 400 moradores e utilizadores da Rua Pedro Álvares Cabral, no Bairro Norton de Matos, em Coimbra, assinou uma petição a exigir “ações de correção necessárias para uma circulação mais fluída e segura” na referida via. O documento foi entregue esta quarta-feira ao presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. 

PUBLICIDADE

A rua tem dois sentidos, mas na realidade a circulação só se faz ou num ou noutro, porque dois automóveis não conseguem passar em simultâneo. Dos dois lados  há sempre carros estacionados, o que estreita a zona de circulação e só com alguma “ginástica” se consegue evitar um maior número de acidentes.

“O que está em causa é haver circulação nos dois sentidos e ao mesmo tempo haver estacionamento de um lado e de outro. Quando dois carros se querem cruzar na rua não conseguem”, explica Rui Mendes, um dos promotores do abaixo-assinado.

PUBLICIDADE

“Não compreendemos como esta situação é possível numa cidade e numa altura em que se fala tanto de mobilidade e achámos que tínhamos de chamar a atenção dos órgãos recém-eleitos”, acrescenta, dizendo que o documento começou a ser lavrado após as eleições autárquicas. Foram recolhidas quatro centenas de assinaturas de moradores e utilizadores frequentes da Pedro Álvares Cabral.

A solução, acreditam os signatários, poderá passar por circulação de sentido único (descendente) ou proibição de estacionamento. “Temos a convicção de que esta situação não se resolverá com Polícia a autuar e também entendemos que não é a  melhor solução para o problema de mobilidade desta rua”, disse ao Notícias de Coimbra Rui Mendes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Nem toda a gente tem estacionamento de garagem e há necessidade de haver estacionamento para os moradores. A melhor solução seria que houvesse apenas um sentido, mas quem deve dizer isso são os técnicos da Câmara Municipal”, considera Maria João Pimenta. Em entrevista ao NDC, a moradora refere que esta problemática “já se vem arrastando há vários anos e cada vez se agrava mais”, contando que quem estaciona “tem muitas vezes os carros riscados e amolgados e já houve aqui acidentes com gravidade”.

Para evitar o perigo, Fausto Marta deixou de utilizar a Rua Pedro Álvares Cabral “vai para três anos”. Ao NDC contou que prefere ir dar a volta “pela Estrada da Beira e passar para o Bairro Norton de Matos através do viaduto” porque já apanhou “dois grandes sustos”. Agora “só de chaimite”, brinca. O morador defende também que a rua passe a ter só um sentido, o descendente.

Os promotores da petição foram recebidos esta quarta-feira por Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a quem entregaram o abaixo-assinado e que se mostrou solidário, considerando “urgente” uma solução. Os moradores também pediram uma reunião à Câmara Municipal de Coimbra mas ainda não foram recebidos.

 

Veja o vídeo do Direto NDC com Rui Mendes, um dos promotores do abaixo-assinado:

Veja o vídeo do Direto NDC com a moradora Maria João Pimenta:

Veja o vídeo do Direto NDC com Fausto Marta :

Veja o vídeo NDC com Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE