Desporto

Roda da sorte “mostra futuro” dos estudantes de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-07-2021

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai marcar sexta-feira, 30 de julho, o final do presente ano letivo com uma tomada de posição política à entrada do seu Edifício-Sede, recorrendo a uma roda da sorte, com o propósito de ilustrar os cenários de precariedade que marcam o próximo ano letivo para os estudantes do ensino superior português.

PUBLICIDADE

Segundo o comunicado enviado ao NDC, o ano letivo que está prestes a terminar foi marcado pela incerteza e que a pandemia deixou “mossas claras na solidez financeira dos agregados familiares de milhares de estudantes do Ensino Superior”.

“Seja na incapacidade de suportar os encargos de frequência do ensino superior, na incerteza quanto ao acesso à carreira profissional e a salários dignos, ou nas dificuldades que revelou no acesso universal e igualitário à atividade letiva das academias, a pandemia fez retroceder o caminho que nos últimos anos tinha vindo a ser trilhado de alcance de melhores condições de vida para a juventude portuguesa”, enaltecem.

PUBLICIDADE

A Associação Académica de Coimbra alertou desde cedo os agentes políticos nacionais para a necessidade de medidas extraordinárias, de forma a mitigar os efeitos nefastos da pandemia na juventude e no Ensino Superior. Passado mais de um ano e meio do período mais difícil que esta geração já viveu, esperávamos uma maior solidariedade, mais apoios que pudessem salvaguardar a estabilidade do percurso académico dos colegas mais fragilizados e que o ano letivo que se iniciará pudesse ficar marcado pela implementação de algumas medidas que dessem garantias de um futuro estável aos jovens e suas famílias.

Na nota de imprensa, é ainda referida algumas preocupações, tais como a indefinição que os intervenientes políticos “não foram capazes de evitar”, a diminuição das propinas e o aumento das bolsas de mestrado.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estudantes avisam que a “Academia de Coimbra não se resignará a aceitar a precariedade da juventude portuguesa e que não está disponível para assistir ao nascimento de uma nova geração à rasca no nosso país.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE