Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

AAC leva vontade dos estudantes à Assembleia da República

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 29-02-2016

A Associação Académica de Coimbra (AAC) marca presença esta segunda-feira na Assembleia da República, para assistir à Audição Parlamentar do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da apreciação, na especialidade, da Proposta de Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2016.academica

PUBLICIDADE

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, será ouvido esta segunda-feira pela Comissão de Educação e Ciência pelos Deputados da Assembleia da República.

A Associação Académica de Coimbra assistirá à sessão, na expectativa de ouvir uma intenção clara da parte do Governo de impedir o aumento do valor das propinas através da suspensão da aplicação do regime de atualização de propinas estabelecido pela Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior.

O bloqueio nacional do aumento valor das propinas é o que os estudantes esperam ouvir do Governo.

A AAC reforçou esta manhã, em declarações à imprensa, a importância do congelamento neste momento em que se pretende iniciar um novo ciclo no Ensino Superior português. “A propina é um factor de exclusão social e o principal instrumento de elitização do Ensino Superior”, afirma o Presidente da AAC, José Dias, acrescentando que “entre o Estado, as famílias e as Instituições de Ensino Superior, as famílias têm sido as mais penalizadas nos últimos anos pelos sucessivos aumentos que têm tido lugar por via das atualizações”.

Recorde-se que desde 1992, ano em que o valor da propina começou a aumentar exponencialmente, a sua subida nunca foi travada. “Será um dia histórico para o Ensino Superior português e um primeiro passo importante no caminho da redução progressiva do valor da propina, que poderá trazer mais justiça social a um sistema que tem que ser acessível a todos”, remata José Dias.

Nas palavras do Presidente da AAC “a Académica não poderia deixar de estar presente num momento destes e continuará na linha da frente do combate à propina, tal como tem feito firmemente ao longo dos últimos 20 anos, por um Ensino Superior público, democrático, de qualidade e gratuito”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com