Desporto

AAC comemora Tomada da Bastilha

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-11-2016

A Associação Académica de Coimbra (AAC) celebra esta quinta-feira, na noite de 24 para 25 de Novembro, o 96º aniversário da Tomada da Bastilha, pelas 00H00 junto à Porta Férrea.

PUBLICIDADE

porta férrea

A Tomada da Bastilha é um acontecimento de grande relevância na história da Academia de Coimbra. Na noite do dia 25 de Novembro de 1920, os estudantes de Coimbra mobilizaram-se pela calada da noite para conquistarem por si uma sede para a Associação Académica de Coimbra, uma vez que até este dia não tinham um espaço próprio para realizarem as suas atividades e onde se pudessem sediar.

PUBLICIDADE

Constituíram, assim, três grupos: um que subiu ao cimo da Torre da Universidade; um segundo que invadiu o Colégio de São Paulo Eremita – que mais tarde se tornou a sede da AAC – e um último que controlava e vigiava toda a ação.

Com o estrondo de um morteiro e com o toque dos sinos da Torre, Coimbra acordou com a conquista da sede pelos estudantes, seguida de uma marcha luminosa com archotes desde a Alta até à Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

Para comemorar esta emblemática data, a AAC convida todos os estudantes a estarem presentes às 00:00 de quinta-feira, na Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE