Coimbra

AAC, Colégio das Artes, Faculdade de Medicina e Hospital Pediátrico querem “Dar cor ao Pediátrico”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-06-2020

 

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Criança celebra-se todos os anos no dia 1 de junho, e este ano a sua celebração tem uma carga emocional superior devido ao contexto social em que vivemos. A pandemia de Covid-19 obrigou-nos a manter um distanciamento físico que não é fácil para ninguém, especialmente para as crianças.

PUBLICIDADE

publicidade

A Direção Geral da Associação Académica de Coimbra reconheceu este período difícil, especialmente a nível social e psicológico, e de um modo altruísta e com um louvável sentido cívico, decidiram comemorar o dia da criança com uma atividade simbólica – “Dar Cor ao Pediátrico”.

Esta iniciativa tornou-se realidade com o indispensável apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, do Colégio das Artes e do Hospital Pediátrico.

PUBLICIDADE

Neste sentido, reuniram um conjunto de reputados artistas para realizar uma intervenção artística de grandes dimensões nas paredes do átrio do Hospital Pediátrico, de modo a alegrar e transmitir esperança e solidariedade a todas as crianças, jovens e familiares, que necessitam de recorrer ao hospital de forma mais ou menos regular.

Para o presidente da AAC, Daniel Azenha, “ As crianças requerem a nossa maior atenção, por isso mesmo demos início, em conjunto com a Faculdade de Medicina da UC, o Colégio das Artes e o Hospital Pediátrico, o projeto “Dar Cor ao Pediátrico”.

Este projeto tem como principal objetivo tornar a passagem pelo Hospital Pediátrico mais afetivo. Existe uma ligação muito estreita entre os cuidados médicos de qualidade e o bem-estar do doente, e por isso quisemos dar mais alegria a todas as crianças que passam pelos corredores do Hospital Pediátrico.”

 Para o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo, “A Medicina e a Arte assumem ligações tão antigas como íntimas. A voz e a mão do médico e dos profissionais de saúde encerram um poder insubstituível, razão maior para que a relação médico-doente seja atualmente candidata a património cultural imaterial da humanidade, e represente o mais decisivo elemento intemporal da Medicina.

Nesta medida, a generosidade dos estudantes da AAC, o acolhimento institucional do Hospital Pediátrico e do CHUC e a genialidade do Colégio das Artes, só poderiam ser encaradas pela Faculdade de Medicina como mais um relevante contributo para que a Arte e a Medicina se encontrem de novo, sob o olhar agradecido das nossas crianças. ”

António Olaio, Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, realça que “vi neste projeto uma intervenção artística com uma enorme potencialidade mobilizadora, o que foi confirmado pela participação entusiástica de 65 artistas”.

Para a Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Pediátrico, Guiomar Oliveira “Este projeto também é para os nossos profissionais que diariamente, à hora, ao minuto e ao segundo se empenham de um modo completo, dando as suas forças, por vezes para além do seu limite, para proporcionar bem-estar ao que, para todos nós, é o mais importante do mundo, que são as crianças.”

Artistas: Alice Geirinhas, Ana Pérez- Quiroga, Ana Rito, António Gonçalves, António Melo, António Olaio, Arlindo Silva, Baltazar Torres, Beatriz Albuquerque, Bruno Borges, Catarina Parente, Cláudia Renault, Cristina Mateus, Daniel Moreira, Domingos Rego, Eduardo Matos, Felipe Barbosa, Fernanda Fragateiro, Fernando J. Ribeiro, Fernando José Pereira, Francisco Laranjo, Francisco Queirós, Gabriela Albergaria, Gabriela Vaz-Pinheiro, Hugo Barata, Isaura Pena, João Bicker, João Fonte Santa, João Nora, João Pedro Vale, José António Almeida, José Loureiro, José Maçãs de Carvalho, Luís Alegre, Luís Silveirinha, Manuel Gantes, Manuel João Vieira, Miguel Ângelo Rocha, Nuno Alexandre Ferreira, Nuno Sousa Vieira, Orlando Franco, Patrícia Garrido, Paulo Mendes, Pedro Cabral Santo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Gomes, Pedro Pousada, Pedro Saraiva, Pedro Tudela, Pedro Valdez Cardoso, Pedro Vaz, Raquel Moreira, Rita Castro Neves, Rita Gaspar Vieira, Rodrigo Oliveira, Rosi Avelar, Sara e André, Sebastião Casanova, Sebastião Miguel, Susana Chiocca, Susana Mendes Silva, Vanda Madureira, Valdemar Santos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE