Desporto

AAC afirma que Governo aumenta orçamento para Bolsas de Estudo

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 19-10-2016

A Associação Académica de Coimbra (AAC) reuniu hoje com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

PUBLICIDADE

unnamed-2

Segundo a  AAC, o governante garante um reforço do financiamento das Instituições de Ensino Superior e um aumento da verba a atribuir às bolsas de estudo para estudantes carenciados, na proposta de Orçamento de Estado para 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

A AAC recordou na semana passada todos os estudantes que abandonaram o Ensino Superior (ou que estão prestes a abandonar) por razões socioeconómicas, na abertura do cortejo da Festa das Latas e Imposição de Insígnias.

De trouxas nas costas e com um autocarro escolar sem rumo, a Académica pretendeu demonstrar ao Governo de Portugal, numa iniciativa com milhares de estudantes a apoiar, a necessidade de um reforço na Ação Social, estancando uma grave hemorragia do sistema: o abandono escolar precoce.

PUBLICIDADE

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já tinha efetivado o compromisso, junto dos dirigentes associativos de Coimbra durante o Fórum AAC realizado no mês de setembro, a intenção de aumentar no Orçamento do Estado de 2017 a rubrica para a Ação Social Escolar.

É com agrado que a AAC vê serem correspondidas as suas posições, tendo sido apresentados dois reforços há muito reivindicados pelos estudantes de Coimbra: um aumento no financiamento das Universidades e Politécnicos na ordem dos 4.6% e um aumento do orçamento para Bolsas de Estudo de 5%. A dotação orçamental total para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior cresce, assim, cerca de 10.5%.

Também surgiu como compromisso para o ano de 2017 a realização de um regulamento único para Taxas e Emolumentos, algo que a AAC também tinha reivindicado durante o último ano letivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE