O pôr-do-sol em tons dourados sobre a EXPOFACIC e, bem lá do alto, a vista é de cortar a respiração. A bordo da roda gigante instalada na feira popular de Cantanhede, o Notícias de Coimbra teve uma experiência inesquecível – com direito a pôr-do-sol, vertigens e muitas gargalhadas.
“Quando chegamos lá mesmo acima, estamos a 18 metros do chão”, explicou António, responsável pela atração, com orgulho. E é precisamente essa altura que proporciona uma das melhores vistas da cidade. “Temos a perspetiva de toda a EXPOFACIC… e quase toda Cantanhede. Como estamos num planalto, vê-se praticamente tudo.”
PUBLICIDADE
A roda gigante está desenhada para ser uma atração panorâmica e familiar, que gira lentamente. “Isto é para rodar devagarinho. E é dessas que eu gosto. Porque 18 metros são 18 metros, não é?”, brinca o repórter enquanto observa a cidade em miniatura.
Apesar de ainda ser cedo quando a reportagem foi feita, a feira começa a ganhar vida a partir das 22h. “Daqui lá para as 10 começa a bombar. Até à 1 da manhã é sempre a andar… às vezes até às 2 ou 3, conforme os dias”, partilhou António.
O ambiente é descontraído, mas bem organizado. O valor para andar na roda gigante é de 4 euros por pessoa, com promoções para famílias e grupos: “Três por 10 euros, quatro por 12… quanto mais forem, mais barato fica”, explicou.
O pôr-do-sol foi o grande protagonista da subida. “Foi o Miguel que teve a ideia de vir cá acima e olha… garanto-te, já não saio daqui”, comentou o repórter com humor. “Até estava com medo de alturas, mas assim devagarinho, como uma caracola… até se está bem.”
Mais abaixo, a feira popular enche-se de vida com insufláveis na Expo Kids, zona agrícola, área comercial, carrosséis, rifas e muitas famílias. À noite, a animação continua com música ao vivo – neste dia, os convidados foram os Némanus, que aqueceram o palco principal.
Com o céu pintado de laranja, a reportagem terminou com uma última volta na roda gigante. “Mais uma voltinha, mais uma ficha! Estamos na EXPOFACIC, com este pôr-do-sol fantástico… e digo-vos: venham. Venham mesmo. Não se vão arrepender.”
PUBLICIDADE