Se adora azeitonas mas teme que prejudiquem a sua dieta, chegou o momento de desfazer mitos. De acordo com o nutricionista Pablo Ojeda, não só é possível comer azeitonas sem culpa, como estas até podem ajudar na digestão — desde que saiba escolher as certas. “Tenho boas notícias: não só não engordam, como também podem ajudar a digestão, mas nem todas as azeitonas são boas para isso”, afirma.
A nutricionista Ana Mengual reforça a mesma ideia, garantindo à Women’s Health espanhola que o medo das azeitonas deve ficar para trás: “Podemos comê-las numa alimentação equilibrada ou hipocalórica. O que satisfaz mais: uma colher de azeite ou 15 a 30 azeitonas? São uma opção fantástica.”
A chave está na forma como são tratadas. As azeitonas tradicionais — fermentadas em salmoura — contêm probióticos benéficos para a microbiota intestinal. No entanto, muitas das azeitonas disponíveis no mercado são pasteurizadas. Embora isso não as torne prejudiciais, elimina as bactérias benéficas.
“Se quisermos que ajudem realmente a regular a digestão e a não engordar, temos de saber escolher”, explica Ojeda.
PUBLICIDADE
O nutricionista deixa três regras simples. Verifique se foram fermentadas em salmoura. Evite conservantes estranhos no rótulo e prefira frascos de vidro com líquido ligeiramente turvo, sinal de que a fermentação está viva.
Para quem as come apenas por prazer, qualquer tipo serve. Mas se o objetivo é beneficiar do efeito probiótico, a escolha deve recair sobre azeitonas fermentadas não pasteurizadas.
Segundo a FEN (Fundación Española de la Nutrición), as azeitonas são ricas em fibras, gorduras monoinsaturadas e vitamina E. As pretas apresentam um valor nutricional superior ao das verdes devido ao maior tempo de maturação. Cerca de 70% da gordura presente é monoinsaturada, dominada pelo ácido oleico — responsável por muitos dos benefícios associados ao consumo de azeitonas.
No entanto, há um ponto a considerar: o seu elevado teor de sódio, proveniente da salmoura. Pessoas com hipertensão devem consumir este alimento com moderação.
A FEN destaca ainda que as azeitonas são uma excelente fonte de vitamina E, essencial para proteger as células contra danos oxidativos.
As azeitonas não só podem integrar uma alimentação saudável, como até ajudam na saciedade e no equilíbrio intestinal — desde que escolhidas corretamente. Uma boa notícia para todos os fãs deste pequeno, mas poderoso alimento mediterrânico.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
