A água tem um poder que vai muito além do que imaginamos. Segundo um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, o bombeamento de água subterrânea da Terra pode alterar a inclinação e a rotação do planeta, com impactos diretos na elevação do nível do mar e nas mudanças climáticas.
O estudo, liderado pelo geofísico Ki-Weon Seo, da Universidade Nacional de Seul, revela que, em menos de duas décadas, a extração de água subterrânea provocou uma alteração de aproximadamente 80 centímetros na inclinação da Terra, equivalente a uma elevação do nível do mar de 0,6 centímetros. “Entre as causas relacionadas com o clima, a redistribuição das águas subterrâneas é a que tem maior impacto na deriva do polo de rotação”, afirmou Seo.
O funcionamento é comparável a “adicionar peso a um pião”: à medida que a água se move, a distribuição de massa na Terra muda ligeiramente, alterando a forma como o planeta gira. Dados recolhidos entre 1993 e 2010 mostraram que o bombeamento de até 2.150 gigatoneladas de água subterrânea, principalmente para irrigação e consumo humano, teve um efeito direto na inclinação do planeta. Eventualmente, parte dessa água regressa aos oceanos, contribuindo para a elevação do nível do mar.
PUBLICIDADE
O estudo incluiu modelos que simularam a redistribuição da água e a deriva do polo de rotação, concluindo que apenas cenários que considerassem a quantidade total de água subterrânea bombeada correspondiam às alterações observadas. Segundo Surendra Adhikari, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, “quantificar o papel do bombeamento de água subterrânea no movimento polar é bastante significativo”.
A origem e o destino da água são determinantes: o intenso fluxo de água proveniente do oeste da América do Norte e do noroeste da Índia desempenhou um papel central nas mudanças de inclinação. Observar estas alterações ajuda a compreender como o armazenamento de água em escala continental influencia a rotação da Terra.
Além do impacto científico, estes dados podem ser cruciais para os ambientalistas: entender melhor o efeito do bombeamento de água subterrânea pode ajudar a implementar estratégias para conter a elevação do nível do mar e mitigar problemas associados às alterações climáticas.
Seo conclui: “Observar as mudanças no polo de rotação da Terra é útil para perceber as variações no armazenamento de água e, assim, trabalhar para reduzir os impactos ambientais no futuro.”
PUBLICIDADE
