Coimbra

A rua que fica vermelha em dezembro não parte a louça em Coimbra

Angel Machado | 2 horas atrás em 16-12-2025

Em Coimbra, há uma rua que gosta de manter uma tradição quando chega dezembro: uma passadeira vermelha ao longo de um percurso pedonal de cerca de 200 metros, relativamente curto e central, que faz a ligação entre dois pontos importantes da cidade — a Avenida Fernão Magalhães e a Praça 8 de Maio.

Ao longo de toda a via comercial, encontra-se uma decoração que permanecerá instalada até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro. Trata-se de uma iniciativa que pretende assinalar a quadra natalícia e atrair mais visitantes ao centro histórico da cidade. “Queremos reforçar a proximidade com os clientes e criar um motivo adicional para visitar a Rua da Louça durante esta época de maior movimento”, sublinham os organizadores. Além da decoração, algumas lojas estão a preparar pequenas surpresas para acompanhar o fluxo de visitantes.

A ação foi promovida pelos comerciantes locais, que procuram dinamizar a rua e valorizar a experiência de quem a visita. A passadeira vermelha, visível desde os primeiros dias de dezembro, confere à Rua da Louça um ambiente festivo e elegante, destacando-se entre as restantes artérias da Baixa, onde muitos estabelecimentos apenas decoraram a entrada das lojas com tapetes vermelhos.

PUBLICIDADE

publicidade

A Rua da Louça, conhecida pela sua diversidade comercial e pela forte presença de lojas tradicionais, tem procurado reinventar-se e apostar em iniciativas conjuntas para aumentar a atratividade da zona. A instalação da passadeira vermelha surge como mais um contributo para valorizar o comércio local e prolongar o ambiente festivo na cidade até ao início do novo ano.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE