Cidade

A Ponte de Santa Clara é uma passagem a pé para o povo de Coimbra celebrar o Réveillon

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 29-12-2014

A “segurança e a melhoria das condições de fruição” da festa de Fim de Ano levaram a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a introduzir algumas alterações na edição 2014/2015.

PUBLICIDADE

Assim, para permitir que as pessoas, grupos e famílias possam usufruir do tradicional fogo-de-artifício com mais segurança, espaço, visibilidade e descontração, a CMC optou pelo encerramento, ao trânsito, da Ponte de Santa Clara “numa noite que se espera concorrida, à semelhança do que sucedeu no ano passado”.

A interrupção da circulação rodoviária na Ponte de Santa Clara será temporária, acontecendo das 23:00 de 31 de dezembro, à 1:30 de 1 de janeiro. Nestas duas horas e meia, o trânsito continuará a processar-se normalmente nas pontes Rainha Santa Isabel e Açude.

PUBLICIDADE

A CMC recorda que a Ponte de Santa Clara já era um espaço preponderante nos festejos de Fim de Ano, por permitir desfrutar do fogo-de-artifício lançado sobre o Rio Mondego, este ano deverá sê-lo ainda mais. Isto porque “o popular DJ Tom Enzy, que atuará na Portagem, preparou um set especial para acompanhar a colorida manifestação pirotécnica, o que constitui, sem dúvida, mais um motivo de atração desta comemoração que assinala o fim de 2014 e as boas vindas a 2015”.

A CMC procurou também proporcionar uma experiência o mais confortável possível, disponibilizando estacionamento adicional gratuito. Nesta noite especial, o acesso será livre, desde logo, no vasto espaço da Praça da Canção. Além desta área, o acesso será também livre aos parques do Estádio Universitário, Ínsua dos Bentos (ao fundo do Parque Dr. Manuel Braga) e, ainda, na área de aparcamento junto à Estação Nova, para além de todos os habituais locais de estacionamento em toda a área circundante.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da realização da festa de fim de ano em Coimbra, uma iniciativa da responsabilidade da CMC e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, e por forma a garantir que o evento decorra em segurança, garantindo que população e visitantes possam viver os festejos sem sobressaltos, o Serviço Municipal de Proteção Civil elaborou um Plano de Segurança que integra as medidas indispensáveis a adotar em toda a área em que terão lugar os espetáculos – Baixa de Coimbra -, assim como no espaço circundante.

Segundi a autarquia, a diretiva desenhada para coordenação da segurança e socorro surge da preocupação da CMC em garantir que o evento decorre sem perturbações, sendo o culminar de um conjunto de reuniões preparatórias com todas as entidades com responsabilidades nestas matérias (Serviço Municipal de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS), Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Companhia dos Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Coimbra), por forma a assegurar que a festa é vivida de acordo com todos os procedimentos de segurança.

No âmbito do referido Plano de Segurança, a CMC diz queénecessário efetuar os seguintes condicionamentos de trânsito e estacionamento:

– Dia 30 de dezembro

00h00 – Interdição de estacionamento na Portagem (estacionamento/SMTUC), na rua da Sota e na Praça do Comércio

–  Dia 31 de dezembro

23h00 – Corte de trânsito da ponte de Santa Clara, em ambos os sentidos; na Avenida Emídio Navarro, desde o Largo da Portagem até à rotunda do fundo do Parque Dr. Manuel Braga, e na rua Couraça da Estrela.

– Dia 1 de janeiro

01h30 – Abertura ao trânsito da Ponte de Santa Clara, Rua Couraça da Estrela e Avenida Emídio Navarro

04h00 – Termo da interdição de estacionamento no Largo da Portagem

– Dia 2 de janeiro

11h00 – Termo da interdição de estacionamento na Rua da Sota e da Praça do Comércio

No que diz respeito ao apoio à emergência e socorro, o município informa-nos que embora as forças de segurança considerem tratar-se de um evento que não potencia, à partida, situações críticas para a segurança dos cidadãos, estão acauteladas medidas preventivas que garantem a atuação e coordenação dos meios e agentes de proteção civil que possam, com a máxima celeridade, acorrer e atuar em eventuais cenários de incidentes.

A CMC garante que estão ainda garantidos a direção e coordenação das operações, estando previstas, em tempo útil e desde que se justifique, a ativação de planos de emergência.

No capítulo do dispositivo de meios, a Companhia de Bombeiros Sapadores dá apoio aos locais de espetáculos na Portagem e na Praça do Comércio, enquanto os Bombeiros Voluntários de Coimbra prestam apoio à Praça 8 de Maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE