Economia

A partir desta data, só poderá pagar até 10 mil euros em dinheiro “vivo”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 13 minutos atrás em 18-03-2026

A União Europeia prepara-se para introduzir novas regras sobre o uso de dinheiro vivo, estabelecendo um limite máximo comum para pagamentos em numerário.

PUBLICIDADE

Segundo o Pplware, o teto será fixado nos 10.000 euros e deverá entrar em vigor a partir de julho de 2027.

PUBLICIDADE

Na prática, isto significa que deixará de ser permitido pagar valores iguais ou superiores a esse montante em dinheiro quando estejam envolvidas transações comerciais — ou seja, sempre que uma das partes seja uma empresa ou um profissional.

Nestes casos, será obrigatório recorrer a métodos de pagamento que permitam rastreamento, como transferências bancárias, cartões ou cheques nominativos.

Por outro lado, os negócios entre particulares não são diretamente abrangidos por esta limitação europeia. Assim, transações ocasionais entre pessoas, sem atividade profissional associada, poderão continuar a ser feitas em numerário, embora possam existir regras específicas em cada país, indica o mesmo site.

Em Portugal, o impacto desta medida deverá ser reduzido, uma vez que já existem limites mais restritivos. Atualmente, a lei portuguesa fixa um máximo de cerca de 3.000 euros para pagamentos em dinheiro, sendo ainda mais baixo em alguns casos, como para empresas ou pagamento de impostos.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas europeias destinadas a combater práticas como o branqueamento de capitais e a evasão fiscal, promovendo maior transparência nas transações de elevado valor.

PUBLICIDADE