Desporto

A “nossa” Matilde Gaspar repete recorde do mundo e termina com sete medalhas no Euopeu

Notícias de Coimbra | 22 minutos atrás em 01-11-2025


A nadadora Matilde Gaspar, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), terminou a sua participação no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down com sete medalhas conquistadas. Hoje (1 de novembro), no último dia da prova, chegou à medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde do mundo nos 1500 metros livres, repetindo os feitos que já havia conseguido nos 200 bruços.

As restantes medalhas da jovem nadadora foram obtidas nos 50 e 100 bruços e 400 estilos (prata) e nas estafetas mistas de 4X50 estilos (ouro) e 4×50 livres (prata). A registar ainda a participação na obtenção do novo recorde mundial na estafeta 4×50 estilos, além de novas melhores marcas nacionais nos 50, 100 e 200 bruços e nos 400 estilos.

A atleta de 19 anos contabiliza agora 11 medalhas em Campeonatos Europeus, a que se soma uma conquistada num Campeonato do Mundo. Neste momento, é detentora de dois recordes mundiais, dois recordes europeus, dois recordes europeus juniores e 21 recordes nacionais (entre piscina curta e longa).

PUBLICIDADE

Matilde Gaspar é treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, e desde 2016 que participa em provas em representação da Associação.

O Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down realizou-se este ano em Albufeira, entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro. Participaram mais de 100 nadadores, em representação de 16 países.

A prática desportiva ocupa um importante lugar na atividade da APCC, instituição pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal. Diariamente, são dinamizadas modalidades aos níveis da alta competição (além da natação, também o boccia e a tricicleta) e do lazer e manutenção.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE