Região

“A Nossa Floresta” em Vila Nova de Poiares promove reflorestação com espécies autóctones

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 28-10-2023

O Município de Vila Nova de Poiares está a promover mais uma edição da iniciativa “A Nossa Floresta”, para o biénio 2023/2024, cujo objetivo primordial é o incentivo aos proprietários para reflorestar os seus terrenos com espécies autóctones, visando a criação de uma floresta resiliente, diversificada e nativa neste concelho.

PUBLICIDADE

Como refere João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “este projeto assume um carácter fundamental para diversificar o nosso espaço florestal, e combater a monocultura. Urge uma transformação do atual panorama, predominantemente de espécies exóticas de rápido crescimento como o eucalipto ou a acácia, recuperando as árvores nativas, que por isso mesmo, estão mais adaptadas e resistentes a pragas, doenças, períodos de seca ou chuva intensa, e inevitavelmente aos incêndios”.

“Apesar da importância que o rendimento por exemplo de uma floresta de eucaliptos tem para os seus proprietários, é crucial que consigamos diversificar as espécies, de forma equilibrada, com a perspetiva de criar maior diversidade e consequentemente maior sustentabilidade ambiental e económica”, concluiu João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

Refira-se que esta política ambiental e florestal do Município já permitiu a plantação de sete centenas de árvores, entre carvalhos, sobreiros, castanheiros, nogueiras, pinheiros bravos e mansos, na floresta de Vila Nova de Poiares, representando um firme passo no objetivo de readquirir a riqueza autóctone de outrora.

Tal como nas edições anteriores, o programa ‘A Nossa Floresta’ está aberto a maiores de 18 anos, que detenham direitos de propriedade, gestão ou outros direitos legítimos sobre os terrenos florestais a plantar no concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

O processo de candidatura não tem qualquer custo para os participantes, sendo que as árvores e arbustos a atribuir serão totalmente gratuitos, até ao limite de 300 plantas por pedido. A sua plantação deverá ser feita em época favorável, até fevereiro de 2024.

O formulário e as normas de participação poderão ser consultadas no site do Município.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, por telefone 239 420 850, email ou presencialmente, no edifício dos Paços do Concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE