Fama

“A MÚSICA DA VIDA” DE BRUNO PAIXÃO

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-11-2025

Bruno Paixão, professor universitário de 49 anos, escolheu o tema “I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free” de Nina Simone como a música que marcou uma das fases da sua vida.

O escritor conimbricense explicou que no dia em que ouviu a canção “pela primeira vez, senti-me trespassado pela avassaladora força da arte”, considerando mesmo que o tema é “uma declaração de existência, uma prece, um grito de esperança”.

“A voz de Nina Simone, crua, profunda, divina, não fala apenas de liberdade — fala da invisibilidade, fala daqueles que vagueiam pela rua a fingir força enquanto carregam aos ombros o peso de não caber em lado nenhum. Fala dos que são silenciados pela cor, pelo género, pela pobreza, pela diferença. Esta canção é um espelho do que ainda somos: uma humanidade que sonha igualdade mas continua a erguer muros, que passa ao lado do sentido de justiça, que apregoa moral mas se afoga lentamente no seu próprio lodo. E, no entanto, há nela uma fímbria de esperança — a crença de que um dia alguém vai, finalmente, ver-nos. Porque ser livre é poder sentir, pensar, sonhar — e partilhar o mundo com dignidade”, explicou ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra (NDC) lança esta nova secção “A música da sua vida”, uma iniciativa que, diariamente, vai dar voz à população para partilhar as canções que marcaram momentos especiais das suas vidas.

Se desejar que também ouçam a música da sua vida envie um mail para info@noticiasdecoimbra.pt com o assunto “A música da minha vida”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE