Coimbra

A minha vida dava um filme… no Museu da Electricidade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-04-2015

O Museu Natural da Electricidade celebra, este sábado, o seu 4º aniversário, data que será assinalada com a inauguração, pelas 15:00, da exposição “A minha vida dava um filme”,  que ficará patente ao público, na sala de exposições temporárias, até 25 de março de 2016.

PUBLICIDADE

museu electricidade

A exposição é um convite a viajar através do tempo, desde o século XVII, numa história contada através de máquinas de projetar, de filmar e também por cartazes de filmes trespassados no Tempo, espólio da coleção particular de José Poeta (1957-2006).

PUBLICIDADE

publicidade

Natural da Figueira da Foz, José Poeta associou a sua vida de docente ao gosto pelo colecionismo de objetos cinematográficos, fruto da sua paixão pela “7.ª Arte”. Enquanto realizador, foi premiado em Portugal, com vários trabalhos, assim como em França pelo seu documentário sobre a Reserva Natural das Berlengas. Do seu currículo constam a sua colaboração no Festival de Cinema da Figueira da Foz, como crítico e membro do júri, e na Rádio Foz do Mondego, enquanto moderador de emissão.

O Museu Natural da Electricidade está instalado na centenária central da Senhora do Desterro, no concelho de Seia, detendo verdadeiros tesouros do património industrial que enquadram uma exposição permanente acerca da eletricidade, dos recursos hídricos da serra da Estrela e das energias renováveis em Portugal. Aqui, pode tomar-se contacto com o processo de produção da central, compreendendo o funcionamento dos quatro grupos geradores equipados com turbinas Pelton, do painel do comando, da conduta, do canal de restituição da água ao rio Alva, e também, com diversas ferramentas de apoio usadas na manutenção das máquinas.

PUBLICIDADE

A história da Central da Senhora do Desterro remonta a 1907, ano em que a, então, Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela, agora EDP, iniciou a sua construção, tendo sido o primeiro aproveitamento hídrico, dos quatro existentes sobre o rio Alva. Localizada na Senhora do Desterro, esta central manteve-se em atividade até meados dos anos noventa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE