Cinema

A Máfia só mata no Verão e The Special Need venceram Festa do Cinema Italiano

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 18-04-2014

Os filmes “A Máfia só mata no Verão”, de Pierfrancesco Diliberto e “The Special Need”, de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri, venceram ‘ex-aequo’ a sétima edição da Festa do Cinema Italiano, que termina hoje, em Lisboa.

PUBLICIDADE

De acordo com um comunicado divulgado pela organização do festival, “apesar de tratarem temáticas e linguagens muito diferentes”, o júri – composto pelo vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona e crítico de cinema Lorenzo Codelli, pelo encenador, investigador e docente na Escola Superior de Teatro e Cinema Jean Paul Bucchieri e pelo fadista Camané – “reconhece que os dois filmes são contributos importantes no que diz respeito a questões muito relevantes no contexto social atual.”

“A Máfia só mata no Verão”, vencedor do Prémio do Público do Festival de Turim, “é uma crónica siciliana, que mostra as tentativas de Arturo para conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas décadas em Itália”.

PUBLICIDADE

publicidade

“The Special Need” é um documentário que conta “a história de um autista que nunca teve relações sexuais e segue em viagem com dois amigos para tentar satisfazer este desejo”.

O prémio canais TVCine, escolhido pelo público, foi atribuído a “Zoran, o meu sobrinho herdado”, de Matteo Oleotto.

PUBLICIDADE

A Festa do Cinema Italiano distinguiu ainda Vittorio Storaro, responsável pela fotografia de inúmeros e premiados filmes, como “O Último Imperador”, com o Prémio Carreira.

A sétima edição da Festa do Cinema Italiano, que arrancou em Lisboa a 10 de abril, segue agora para Coimbra (entre 21 e 23 de abril), Porto (de 24 a 27 de abril), Funchal (de 8 a 11 de maio) e Loulé (entre 16 e 18 de maio).

A Festa em Lisboa encerra hoje no cinema São Jorge, com “Il capitale umano”, o mais recente filme de Paolo Virzì, horas depois do visionamento da versão em 3D do filme “O Último Imperador”, de Bernardo Bertolucci, que inaugura este sistema, naquela sala lisboeta.

A Festa do Cinema Italiano é um festival organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE