A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi oficialmente inaugurada esta quarta-feira, 23 de julho, no Parque do Mandanelho. O certame decorre até domingo, prometendo cinco dias recheados de música, gastronomia, exposições, artesanato, inovação e muito convívio familiar.
A Associação de Melhoramentos Cultural e Recreativa de Casal de Abade e Anexas marca presença com uma recriação da Idade Média, trazendo à feira sabores, trajes e tradições dos séculos IX a XI.
PUBLICIDADE
Segundo Abel Oliveira, presidente da direção da associação, os visitantes terão a oportunidade de provar uma ementa medieval, inspirada nas receitas e ingredientes utilizados nos mosteiros e comunidades da Alta Idade Média. Entre as iguarias apresentadas estão: o bucho, o chouriço, o queijo, o feijão e os doces tradiconais.
O responsável destaca ainda a importância da preservação e valorização do património gastronómico e cultural, reforçando que esta participação serve também de antevisão da Feira Moçárabe de Lourosa, onde será possível viver uma experiência medieval ainda mais completa, com almoços e jantares temáticos.
O ambiente é complementado com trajes de época, aves e recriações históricas, respeitando a tradição e as normas sociais da Idade Média — como a distinção entre as cores das vestes da corte e do povo. O próprio presidente, vestido de verde, justifica a escolha como uma forma de representar a influência árabe que marcou a Península Ibérica entre os séculos VIII e XII.
A EXPOH representa um ponto alto no calendário cultural do concelho, sendo uma montra privilegiada para as associações locais e um momento de celebração da identidade regional.
Como referiu Abel Oliveira, “é uma oportunidade para mostrar o nosso vasto património – desde igrejas, fontes, capelas, até às tradições culinárias – e levá-lo além fronteiras, graças à divulgação nacional e internacional do evento.”
PUBLICIDADE