Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“A gravidade de um pássaro” estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-09-2021

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a estreia da nova criação de Joana Pupo e Pepa Macua. “A gravidade de um pássaro” cumprirá em Coimbra uma temporada de quatro sessões, entre 30 de setembro e 1 de outubro, de quinta a sábado às 19:00 e no domingo às 16:00.

PUBLICIDADE

As criadoras definem o espetáculo como “um projeto teatral sobre o enraizamento, o corpo migrante e a nossa necessidade de autoconstrução permanente”. Guiadas pelas perguntas “Como é que nos ligamos à terra? O que acontece quando partimos?”, as duas criadoras efetuaram uma pesquisa sobre histórias reais de migração, criando “uma peça onde se indaga o aspeto paradoxal do corpo na vida e as formas como habitamos o corpo e o mundo”. “Apela-se – acrescentam as atrizes e encenadoras – a um tratamento do corpo como veículo de ligação ao outro e de auto-reinvenção permanente”.

A partir de histórias reais de migração de Anouar Ben Janaf, Candy Toma Paulus, Caroline Bergeron, Jaime Mears, Jeff Childs, João David Batista, Laura Afonso, Manuela Tavares, Mariema, Pacas, Sohel Rahman e Sunil Pariyar, Joana Pupo e Pepa Macua utilizam a acrobacia e o Método Suzuki para atores como “ferramentas de leitura e reinvenção destes materiais”. Entre outras referências, as criadoras apontam como “bússolas importantes para a criação” a peça Can We Talk About This, dos DV8 Phisical Theatre; as instalações da artista plástica Shiota Chiharu; o texto “Da Hospitalidade”, do filósofo Jacques Derrida; e a poesia de A. Ramos Rosa em “A Construção Do Corpo”.

O processo de construção do espetáculo teve início em julho de 2020 e culmina agora, com a residência de duas semanas e estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo. Da equipa de criação fazem ainda parte a atriz e encenadora argentina Ana Woolf (Odin Teatret), na co-encenação e na dramaturgia, Marcos Aganju na banda sonora e sonoplastia, Ana Limpinho na cenografia, Mafalda Oliveira no desenho de luz e Tiago Hespanha no vídeo

A temporada inaugural inclui quatro sessões, de 30 de setembro a 3 de outubro, de quinta a sábado às 19:00 e no domingo às 16:00. Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro ou comprados na ticketline.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com