Economia

A grande repórter Tânia Laranjo “Sem Rodeios”. Facebook cala jornal

Notícias de Coimbra | 10 horas atrás em 29-07-2025

A brilhante jornalista Tania Laranjo dedica o seu editorial no Correio da Manhã ao facto do Notícias de Coimbra ter sido censurado pelo Facebook e conclui: Em Coimbra, vai seguir a vida. Mas sem uma imprensa livre e destemida o ar será sempre menos puro.

PUBLICIDADE

publicidade

Enquanto a generalidade dos colegas assobia para o lado, há sempre alguém que diz não~+.

PUBLICIDADE

Obrigado, Tânia Laranjo.

Veja o artigo da jornalista do CM e CMTV:

Facebook cala jornal

  • Correio da Manhã
  • 29 Jul 2025
  • Tânia Laranjo
Grande repórter

Era uma vez… um jornal. Chama-se ‘Notícias de Coimbra’ e é o maior do nosso País, na categoria de imprensa regional online. Alimenta-se da urgência, da notícia e da cidade. É escrito muitas vezes com humor, outras tantas com doses extras de coragem. Até que um dia, desapareceu do Facebook. Não foi por falta de leitores — são milhares. Foi por um algoritmo, um clique invisível que o retirou sem aviso.

E o que se faz quando não há um rosto do outro lado, nem um telefone, nem um email? Quando a máquina cala a imprensa e ninguém responde? O jornalismo respira pela atenção pública — se não chega ao leitor, asfixia. E talvez esse seja o perigo maior: que a liberdade de informar dependa do humor de códigos gerados na tal magnífica inteligência artificial. Em Coimbra, vai seguir a vida. Mas sem uma imprensa livre e destemida o ar será sempre menos puro.

Veja o que aconteceu:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE