Mundo

A gata mais velha do mundo faz 30 anos e entra para a história

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 29-12-2025

Flossie, a gata que detém o título de mais velha do mundo segundo o Guinness World Records, celebra esta segunda-feira 30 anos de vida. Residente em Orpington, no sudeste de Londres, a felina tornou-se um símbolo de longevidade desde que o recorde lhe foi atribuído, em 2022.

PUBLICIDADE

publicidade

Se fosse humana, Flossie seria uma forte candidata à lista “30 Under 30” da Forbes. Mas, sendo gata, o feito é ainda mais raro: poucos felinos atingem uma idade tão avançada. De acordo com o Guinness, os registos veterinários confirmam que Flossie tinha já 27 anos quando foi oficialmente reconhecida como a mais velha do mundo.

PUBLICIDADE

A história de Flossie inclui vários lares. Foi adotada ainda bebé por um trabalhador hospitalar, com quem viveu durante cerca de 10 anos. Após a morte do dono, passou a viver com a irmã deste por mais 14 anos. Mais tarde, ficou aos cuidados do filho da anterior proprietária, que tentou cuidar dela durante três anos, até perceber que já não conseguia responder adequadamente às necessidades do animal.

Foi então entregue à associação Cats Protection, onde se acreditava que Flossie passaria os seus últimos dias, já que a maioria das pessoas prefere adotar gatos mais novos. No entanto, Vicki Green decidiu contrariar essa tendência e adotou a gata.

“Adotei-a com base em que esta seria a sua casa de repouso”, afirmou Vicki Green, citada pela organização. Hoje, aos 30 anos, Flossie continua a desfrutar de uma vida tranquila, provando que a idade é apenas um número — mesmo no mundo felino.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE