Saúde

A garrafa de água que bebe pode fazer mal à sua saúde

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 30-10-2025

Beber água é essencial para a saúde, mas a escolha da garrafa no supermercado pode ter impactos no organismo que muitos desconhecem.

À primeira vista, todas parecem semelhantes, mas diferenças na composição e na embalagem podem influenciar a qualidade da água que consomes.

Existem três tipos principais de água: minerais, de nascente e purificadas. Algumas são naturalmente ricas em minerais como cálcio e magnésio, enquanto outras passam por processos industriais que retiram grande parte destes nutrientes. Ignorar a composição pode significar consumir água pobre em minerais essenciais, pode ler-se no Leak.

PUBLICIDADE

O rótulo da garrafa fornece informações cruciais, como: origem da água (natural ou industrial), teor de minerais (cálcio, magnésio, sódio), data de enchimento e validade.

Muitas pessoas escolhem água apenas pelo preço ou marca, esquecendo-se destes dados, podendo ingerir níveis elevados de sódio ou uma água pobre em minerais essenciais.

A maioria das águas vendidas em supermercados está em garrafas de plástico PET. Embora seguras, podem sofrer alterações se expostas a calor ou sol, havendo estudos que indicam a possível migração de microplásticos para a água em condições inadequadas de armazenamento.

Escolher sempre a mesma garrafa por hábito ou preço é um erro frequente. A longo prazo, isso pode reduzir o aporte de minerais importantes ou aumentar a ingestão de sódio.

Embora pareça simples, a escolha da água no supermercado pode influenciar diretamente a tua saúde. Observar a composição e a forma como a garrafa foi armazenada são passos simples para evitar erros comuns.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE