Coimbra

A fome não espera: Banco Alimentar de Coimbra precisa de si

António Alves | 17 minutos atrás em 27-11-2025

Campanha de recolha de alimentos decorre nos dias 29 e 30 de novembro.

O Banco Alimentar contra a Fome promove no fim de semana de 29 e 30 de novembro (sábado e domingo) a segunda campanha de recolha de alimentos. A ação solidária tem lugar em 94 supermercados do distrito de Coimbra.

Nestes dois dias, os mais de dois mil voluntários vão entregar aos consumidores sacos de papel na entrada dos espaços comerciais para depois receber produtos não perecíveis (leite, conservas, azeite, açúcar, farinha e massas, entre outros) que serão depois partilhados com quem mais precisa.

PUBLICIDADE

Na campanha de 2024, o banco alimentar de Coimbra recolheu 91 toneladas de produtos, esperando na presente edição de 2025 igualar ou, se possível, aumentar para, dessa forma, encher as prateleiras do armazém em Cernache.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente João Paulo Craveiro explicou que a instituição apoia 65 instituições de todo o distrito, a que se juntam “dezenas de instituições chamadas eventuais a quem nós distribuímos alimentos que chegam aqui de forma não planeada”.

“Isto também ajuda, porque só as recolhas não dava para tudo. As recolhas dão cerca de 170 toneladas nas duas campanhas e nós distribuímos 400 toneladas”, afirmou.

Fundamental é também a campanha “Papel por Alimentos” e em que “muitas instituições vêm cá entregar papel, que nós vendemos às três empresas da reciclagem da zona e transformamos esse dinheiro totalmente em alimentos para distribuir”.

A campanha de novembro tem como lema “Cada gesto conta” e, para além da recolha de alimentos no fim de semana, estende-se até 7 de dezembro através da aquisição de vales de alimentos nas caixas dos supermercados.

Veja o Direto NDC com João Paulo Craveiro

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE