Coimbra

A exposição que pretende repor a verdade da maçonaria em Portugal está em Coimbra

Susana Brás | 4 meses atrás em 10-01-2024

O Café Santa Cruz acolhe, até final de Fevereiro, a exposição “As Origens do Grande Oriente Lusitano”. Uma iniciativa do Grémio Lusitano para celebrar os 220 anos (1802-2022) da organização da Maçonaria em Portugal.

PUBLICIDADE

A inauguração da mostra decorreu na tarde desta quarta-feira, 10 de janeiro e contou com a presença de dezenas de maçons.

Na sessão o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano sublinhou que faz todo o sentido a visita desta exposição a Coimbra, porque uma parte significativa dos fundadores da Maçonaria Portuguesa estudaram e instruíram-se na cidade.

PUBLICIDADE

“Coimbra merecia esta exposição e esta exposição merecia estar em Coimbra”, referiu Fernando Cabecinha, relembrando que o objetivo do evento é ” fazer uma tentativa de reposição da verdade”.

“Lutamos há 221 anos contra o preconceito e afirmamos três valores essenciais de qualquer sociedade: liberdade, igualdade e fraternidade “, enfatizou.

PUBLICIDADE

publicidade

Vitor Sá Marques, sócio-gerente do Café Santa Cruz, acredita que “a realização destas atividades, a partilha destas memórias e deste acervo vai enriquecendo a história” deste espaço emblemático.

A exposição “As Origens do Grande Oriente Lusitano” vai estar em Coimbra até final de fevereiro, seguindo o seu percurso para o Porto.

Clique na fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE