Extra
A esponja da louça lá de casa é bem mais perigosa do que pensa
A esponja da louça é um produto comum, usado diariamente, contudo é o local ideal para a reprodução de bactérias e com alto risco de causar infeções.
PUBLICIDADE
Um estudo de 2020, realizado por investigadores da Universidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, confirmou que as esponjas de cozinha estão fortemente contaminadas por bactérias patogénicas como a Escherichia coli (E. coli), a Salmonella e o Staphylococcus aureus, que representam riscos significativos para a saúde.
Como prevenir? Substituir as esponjas a cada uma ou duas semanas, dependendo da frequência com que são utilizadas, e desinfetá-las regularmente, são as recomendações dos autores do referido estudo.
Mergulhar a esponja numa solução de lixívia, colocá-la no microondas quando húmida ou colocá-la na máquina de lavar louça são formas eficazes de reduzir a contaminação bacteriana. No entanto, o passo mais crucial é substituir a esponja antes que as bactérias tenham a oportunidade de proliferar”, lê-se na mesma publicação.
Outra alternativa, mais adequada e higiénica, passa por optar por esfregões de silicone, já que “secam mais rapidamente e são mais fáceis de desinfectar”, dizem os responsáveis pelo estudo. É bem possível que as encontre à venda em grandes superfícies de venda de produtos para a casa. A Women’s Health sugere estas duas alternativas, ambas à venda online.
Related Images:
PUBLICIDADE