Vamos

“A Cultura e o Património Imaterial escritos no feminino” na Região Centro

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 11-03-2021

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) lançou hoje uma iniciativa com cerca de duas centenas de histórias de mulheres que trabalham na criação e salvaguarda do património imaterial da região.

PUBLICIDADE

A iniciativa “A Cultura e o Património Imaterial escritos no feminino”, da DRCC, compila cerca de 200 perfis, oriundos de diversas estruturas da região Centro, para “eco do extraordinário trabalho realizado por estas mulheres em prol da cultura”, anunciou hoje a entidade, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Sabemos, por experiência, que grande parte das histórias das estruturas culturais têm uma voz feminina. O que normalmente não conhecemos é a história destas mulheres e da sua ligação à cultura, por isso, fomos à procura delas”, salientou a Direção liderada por Suzana Meneses.

PUBLICIDADE

Segundo a mesma nota, a iniciativa contou com o apoio de várias pessoas e entidades que foram enviando histórias de mulheres “cujo trabalho e empenho na promoção e manutenção da identidade e memória coletivas e das tradições foi/é relevante”.

O resultado está disponível em www.culturacentro.gov.pt/pt/noticias-e-eventos/a-cultura-e-o-patrimonio-imaterial-escritos-no-feminino/

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a DRCC, nesses contributos, encontram-se uma saxofonista que aos 12 anos tornou-se na primeira mulher a integrar as fileiras da sua banda filarmónica, onde continua a participar, uma artesã que se dedicou à cestaria em bracejo, ou a professora que depois de se reformar “moveu tudo” para abrir um museu.

“Conhecemos ainda a história de vários grupos corais e etnográficos integralmente compostos por mulheres, grupos esses que são hoje a memória viva das suas aldeias e das suas tradições. Neste processo, percebemos também que muitas são as bandas filarmónicas e os ranchos folclóricos da região que contam com a dinâmica da energia feminina ao comando”, notou a entidade.

Para a DRCC, este é “apenas o levantar do véu”, referindo que a iniciativa irá continuar a ser atualizada com outros contributos que continuem a chegar à direção.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE