Coimbra

A cultura da língua

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-03-2014

 O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, disse hoje que o prestígio da instituição “é a língua e a cultura” portuguesas, determinantes para a sua projeção internacional.

PUBLICIDADE

“Em língua inglesa, seríamos mais uma universidade em milhares. Em língua portuguesa, somos únicos e insubstituíveis”, afirmou João Gabriel Silva, na abertura da sessão solene do Dia da Universidade, que comemora hoje 724 anos.

Apesar de “a maioria esmagadora dos estudantes que estudam fora do seu país procurar cursos em língua inglesa”, o interesse numa aprendizagem em língua portuguesa “é muito maior do que aquele a que alguma vez teremos capacidade para dar resposta” adiantou.

PUBLICIDADE

“É um nicho de mercado, mas um nicho com uma enorme dimensão para a nossa escala. Há 250 milhões de pessoas que falam Português e incontáveis milhões por esse mundo fora que querem aprender a nossa língua”, referiu o reitor da UC.

A importância do Português no mundo “está em crescendo, desde a internet aos fóruns internacionais, da economia à cultura, da ciência ao entretenimento”, segundo João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

“O prestígio de antanho trará cá os estudantes, mas quando cá chegarem têm de encontrar de facto uma Universidade de elite. Temos de ter a humildade e a clarividência de reconhecer as nossas fragilidades internas e de as resolver com determinação”, preconizou.

A UC, na sua opinião, “tem de ter mais investigação científica, melhores aulas, infraestruturas mais ajustadas, mais ligação à comunidade”.

Em língua portuguesa, “temos de voltar a estar ao nível dos melhores nas outras línguas”, o que constitui “um desígnio aberto e realista”, disse.

“Basear o nosso desenvolvimento na língua portuguesa dá à nossa Faculdade de Letras uma enorme responsabilidade. Coimbra tem de ser reconhecida como a Universidade de referência no estudo da língua e da cultura de influência portuguesa e há muito caminho a fazer para isso”, defendeu João Gabriel Silva.

A sessão comemorativa do Dia da UC, a decorrer hoje à tarde no auditório da Reitoria, inclui a entrega do Prémio Universidade de Coimbra de 2014 a António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE