Coimbra

À conversa com Linhares Furtado no Exploratório com o tema “Histórias de um Cirurgião”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-09-2021

O Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra prosseguem este sábado, 18 de setembro, às 18:00, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, com a sessão Histórias de um Cirurgião – À conversa com Linhares Furtado. A sessão realiza-se no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, com entrada livre e no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela DGS.

PUBLICIDADE

“Exatamente no mesmo dia em que o Homem pisou a Lua, a 20 de julho de 1969, o cirurgião Linhares Furtado realizou – nos velhos Hospitais da Universidade de Coimbra – o primeiro transplante renal em Portugal. Este é, certamente, o melhor dos pontos de partida para as muitas “histórias de um cirurgião”, que Alexandre Linhares Furtado partilhará na conversa em que participa, este sábado, 18 de setembro, a partir das 18:00, no Exploratório, no ciclo Conversar é o melhor Remédio, uma parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra”, refere o Exploratório em comunicado.

Alexandre Linhares Furtado, o “Professor” é o convidado do mês de setembro. O pioneiro da cirurgia em geral e dos transplantes em Portugal, o cirurgião fez toda a sua preparação e carreira profissional, académica e clínica na Faculdade de Medicina (FMUC) e nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), servindo ambas as instituições durante 45 anos, desde a sua licenciatura (1958) até à sua jubilação em 2003, como Professor Catedrático de Cirurgia e de Urologia e Diretor de Serviço.

PUBLICIDADE

No início da sua carreira, de 1958 a 1963, Alexandre Linhares Furtado dedicou-se à prática médica e cirúrgica nos HUC e o importante trabalho experimental (na FMUC), acumulando experiência profunda e diversificada nos mais variados territórios da “cirurgia geral”, então área muito vasta, abrangendo múltiplas facetas que se autonomizaram como novas especialidades.

Nos HUC constituiu e chefiou equipas médicas e cirúrgicas entusiásticas, com as quais foi possível dar início, em Portugal, a todos os tipos de colheitas e de transplantações de rim, fígado e intestino, devendo-se-lhe ainda inovações a nível internacional nessas matérias.

PUBLICIDADE

publicidade

Linhares Furtado tem um vasto currículo em matéria de publicações, de conferências e de demonstrações cirúrgicas, relacionadas com as múltiplas atividades em que se foi envolvendo, ao longo da sua vida profissional. Na sua carreira fez tudo o que se poderia fazer na área da transplantação de órgãos abdominais, sendo que alguns nunca mais se repetiram, acrescenta o Exploratório.

O programa Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019 e 2020, neste ano já com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2021, foi retomado e está a decorrer desde junho, com as necessárias medidas de segurança. A 16 de outubro, António Travassos estará à conversa a partir do tema “Ensaio sobre a cegueira curável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE