Vamos

“A comer é que a gente se entende!”. Projeto valoriza produtores locais e promove literacia alimentar

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-10-2023

O evento de apresentação do projeto “A comer é que a gente se entende!” decorre no dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 15:00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Este é um projeto de parceria liderado pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações ADELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os vários oradores convidados, estão confirmadas as presenças de Vanda Batista, diretora regional adjunta da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), de Helena Teodósio – vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, de Miguel Fonseca – Câmara Municipal de Coimbra e de Nelson Lopes, presidente da direção CoimbraMaisFuturo, entidade coordenadora do projeto “A comer é que a gente se entende!”.

PUBLICIDADE

O evento conta com um momento de reflexão, dedicado ao tema: “A Cultura Alimentar na Região de Coimbra”. Este painel conta com a participação de Marina Vaquinhas, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; do chef Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; do professor João Malva, coordenador do consórcio CHAngeing e investigador da Universidade de Coimbra e de Carla Marques, coordenadora do Núcleo de Operação Alimentar dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

O projeto “A comer é que a gente se entende!”, um de 22 projetos regionais que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), que tendo como temas centrais a Valorização e a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica e o Combate ao Desperdício Alimentar, abrange os 19 concelhos que constituem a Região de Coimbra, correspondendo ao território de intervenção das 8 entidades parceiras.

As iniciativas deste projeto pretendem valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e, através da criação de sinergias com os vários agentes locais, dinamizando várias atividades de sensibilização, educação e capacitação da comunidade.

Este projeto é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE