Primeira Página

A Capela do Bussaco que curou feridas durante a batalha

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 horas atrás em 03-07-2025

Imagem: DR

Na encosta da serra do Bussaco, no concelho da Mealhada, onde há mais de dois séculos ecoaram os tiros e os gritos de uma das mais sangrentas batalhas travadas em solo português, ergue-se hoje um testemunho silencioso de coragem e sofrimento: a Capela de Nossa Senhora da Vitória.

PUBLICIDADE

publicidade

Integrada atualmente no Museu Militar do Bussaco, este pequeno edifício assumiu um papel crucial no rescaldo da Batalha do Bussaco, ocorrida a 27 de setembro de 1810, durante as Invasões Francesas. Foi aqui que, entre o sangue e a dor, muitos dos cerca de 5.600 feridos e mortos encontraram os seus últimos momentos ou os primeiros socorros possíveis.

PUBLICIDADE

Construída numa zona estratégica, a capela tornou-se, na altura, o único abrigo com dimensão suficiente para funcionar como hospital de campanha. A batalha opôs o exército napoleónico, que tentava galgar a encosta, às forças luso-britânicas, firmes no topo, travando a progressão com intensos disparos de armas ligeiras e fogo de artilharia.

A Fundação Mata do Bussaco tem vindo a preservar este espaço como símbolo da memória e da paz. “Não importa quem ganhou”, lê-se numa das mensagens evocativas no local, “porque duma guerra saímos todos a perder.”

A visita à capela e ao museu é uma das sugestões do Guia dos 114 Locais Únicos da Região de Coimbra.

Com viagem, pode descansar no Alegre – Bussaco Boutique Hotel, situado na Rua Engenheiro Ernesto Navarro, nº 2, em pleno Luso, destaca‑se como refúgio de charme para turistas e visitantes da célebre Mata do Bussaco. Inserido numa mansão histórica rodeada por castanheiros centenários, o hotel combina decoração de época com modernas comodidades. Segundo o Booking, oferece uma experiência memorável que conjuga história, conforto e paisagens naturais. Ideal para quem valoriza um alojamento com personalidade, perto da famosa Mata do Bussaco, e atividades variadas para todos os gostos.

Agora a barriga. Localizado na Rua de Santo António, nº 5, no Luso, o Casa Santos tem conquistado tanto visitantes como locais pelo seu ambiente acolhedor e descontraído, ideal para uma pausa culinária num dos pontos mais pitorescos da serra do Bussaco.

O TripAdvisor dá conta que o espaço serve uma seleção diversificada de iguarias leves, entre saladas, tostas, tábuas de charcutaria e queijos, pastelaria artesanal, além de opções de bowls. Para bebidas, oferece gins tónico, cervejas artesanais e vinhos de qualidade .

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE