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A Black Friday e o aumento de reclamações

PUB | 3 meses atrás em 27-11-2023

Todos nós sabemos que quando existem mais compras existem também mais reclamações. O efeito pode ser proporcional, mas quando existe a Black Friday pode existir um aumento não proporcional de reclamações face ao número de compras. Isto ocorre porque, durante a Black Friday, podem ocorrer erros nos produtos, falta de stock, preços diferentes dos mencionados quando se faz um pagamento e outros fatores.

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É importante perceber que quem está do lado de “lá” (ou seja, a vender) também tem mais trabalho e que nem tudo corre bem, mas por outro lado podemos precisar de aperfeiçoar a arte de “saber comprar”.

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Fique a conhecer os procedimentos que as empresas estão a adotar para uma boa compra na Black Friday ou em qualquer altura do ano mais ocupada.

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O callcenter como ponto de contacto

Como existem muitas pessoas a querer entrar em contacto por telefone com o apoio a clientes das marcas que mais vendem na Black Friday, as empresas estabelecem algum reforço nesta altura, que também se poderá prolongar pelo Natal. Este reforço pode ser de pessoal, procedimentos, ou formas de atendimento ao cliente.

Embora o mais comum seja o telefone, poderão ser disponibilizadas outras formas de atendimento como por e-mail, chat no site, ou pedido de contacto via site. Tudo para satisfazer os clientes e para os fazerem sentir-se mais perto da marca.

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O que pode ser tratado no callcenter da marca?

Caso tenha algum problema com uma promoção da Black Friday, poderá tratar de muita coisa por telefone, quer seja uma devolução, pedido de ajuda sobre o artigo, tempo de espera, etc.
Caso a situação seja mais complicada ou não possa ficar resolvida pelo telefone naquele momento, normalmente o callcenter adota uma postura de contacto posterior e envia para o departamento respetivo.

Tempo médio de espera do callcenter e na entrega

Este é um ponto importante na forma de trabalhar das marcas, pois estas querem um atendimento atempado, pelo que além do reforço de pessoal pode estar em causa a adoção de mecanismos automáticos (IVR) para ajudar o cliente com algumas questões frequentes.

Essas questões frequentes podem também ser encontradas no site da própria marca, e poderá esclarecer alguma dúvida sem ser necessário recorrer ao telefone.

Por outro lado, o tempo de entrega também está garantido, porque nestas alturas as empresas de estafetas acabam por recorrer também a um melhor empenho para lhe trazer os seus produtos a tempo e horas.

Algumas dicas para comprar na Black Friday

É importante compreender aquilo que costumamos chamar de “letras pequeninas”, ou seja, percebe se o preço é realmente o apresentado. Porque existem ofertas de preço X na compra de Y, ou preço X apenas se comprar Y. Deve, portanto ver bem as opções do preço do produto.

Se realmente o preço estar errado, terá duas hipóteses: ou procurar preços melhores (o site KuantoKusta poderá ajudar nisso) ou contactar a empresa por telefone e explicar a situação, indicando que teve um produto com um preço visível que depois na compra não se traduziu no desconto esperado.

Agora que sabe estes pequenos truques, não só no atendimento ao cliente como na escolha de um produto, basta aproveitar a Black Friday e começar a fazer as suas compras!

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