Um batido de fruta a seguir ao treino é, para muitos, um ritual. Frutos vermelhos para o sabor, banana para a cremosidade e o reforço de potássio , parece uma combinação vencedora. No entanto, uma nova investigação levanta dúvidas sobre esta mistura popular.
Segundo um estudo publicado na revista Food and Function, a adição de banana a um batido com frutos vermelhos pode reduzir significativamente os benefícios antioxidantes da bebida. Os investigadores testaram a absorção de flavonóis — compostos naturais presentes nos frutos vermelhos, conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes — em oito participantes. Quando a banana era incluída na mistura, os níveis de flavonóis absorvidos caíam até 84%.
PUBLICIDADE
A explicação pode estar na enzima polifenol oxidase, presente na banana. Esta enzima, que também é responsável pelo escurecimento da fruta quando cortada, parece interferir com a absorção dos flavonóis, limitando os seus efeitos no organismo.
Os flavonóis são associados à proteção celular, ajudam a combater os radicais livres e têm benefícios comprovados para a saúde cardiovascular e cognitiva. Ainda assim, os especialistas sublinham que isso não torna a banana num vilão nutricional, pode ler-se na Men’s Health.
“Apesar de poder reduzir a absorção de certos compostos antioxidantes, a banana continua a ser uma excelente fonte de potássio, vitamina C e fibra”, afirma Keri Gans, nutricionista e autora do podcast The Keri Report. A especialista recomenda equilibrar os ingredientes dos batidos, optando por frutas com menos polifenol oxidase, como citrinos, ananás ou manga, caso o objetivo seja tirar o máximo partido dos frutos vermelhos.
No fim, o mais importante é a variedade e o equilíbrio. “Se gosta de banana, continue a incluí-la. O essencial é manter um padrão alimentar nutritivo no geral”, conclui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE