Vamos

A arte da Tanoaria e Musa do Espumante no Museu do Vinho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-01-2015

A fotografia está em destaque no novo ciclo de exposições do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, patente até ao próximo dia 10 de maio.

PUBLICIDADE

MUSA ESPUMANTE

Neste novo ciclo expositivo, o Vinho continua a dar o mote para a criação artística, sendo a fotografia a técnica escolhida para revelar dois novos conjuntos de perspetivas sobre o universo vinícola da Bairrada. José Fangueiro apresenta “A arte da tanoaria – os últimos”, uma mostra concebida para o Museu do Vinho Bairrada, contemplando uma vasta coleção de imagens captadas nalgumas tanoarias portuguesas, homenageando os homens que dão vida a esta arte ancestral.

PUBLICIDADE

publicidade

Resgatam-se expressões, habilidades e saberes do passado, culminando com momentos registados nalgumas caves emblemática da Bairrada. A exposição é complementada pelo documentário “A Arte da Tanoaria”, realizado por Roger Nicolau, e tem como pano de fundo uma trilha sonora da autoria de Fernando Alves, jornalista da TSF.

Encontra-se também exposto, pela primeira vez, um vasto conjunto de equipamentos e de ferramentas associados à tanoaria, que o Museu do Vinho Bairrada tem vindo a integrar nas suas coleções e que não haviam sido ainda apresentados ao público.

PUBLICIDADE

“Bairrada, a musa do espumante”, de Pedro Nóbrega, foi igualmente idealizada a pensar no Museu do Vinho Bairrada. Trata-se de um conjunto de fotografias dedicado aos Espumantes Bairrada, e que, segundo o seu autor, “recria um círculo entre o espumante e a sua musa”, sendo sua intenção “mostrar, em cada peça, uma fase distinta da sua produção em que a sua musa a influencia”.

As exposições estarão patentes até 10 de maio de 2015, de terça a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 19h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE