Na Aldeia da Benfeita, em Arganil, há oito décadas que um sino toca por uma única razão: lembrar-nos de que a paz é possível. No dia 7 de maio, voltam a ouvir-se as 1 620 badaladas da Torre da Paz, assinalando os 80 anos sobre o fim da II Guerra Mundial.
Foi precisamente a 7 de maio de 1945 que a Torre Sineira, mandada construir por Mário Mathias, tocou pela primeira vez, celebrando a rendição do exército alemão e o fim do maior conflito armado do século XX. Desde então, permanece como símbolo singular da paz, cuja memória se mantém viva na comunidade.
Para assinalar esta data, terá lugar na Benfeita, no dia 7 de maio, pelas 11:00, o seminário «A Arte da Paz», momento de abertura oficial da Festa da Paz e oportunidade de reflexão sobre o papel da paz no presente.
PUBLICIDADE
O seminário contará com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e com a participação de General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto e Marcello Duarte Mathias, diplomata e sobrinho de Mário Mathias.
PUBLICIDADE