Região

“A Alma da Serra”: Documentário revela desafios da produção do Queijo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 17-07-2025

A produção do verdadeiro Queijo Serra da Estrela está em risco, e um novo documentário da RTP, intitulado “A Alma da Serra”, dá voz aos pastores que ainda mantêm viva esta tradição milenar.

Apesar de ser um dos produtos mais emblemáticos de Portugal, nem todo o queijo amanteigado vendido com referência à Serra da Estrela é, de facto, o original.

O queijo DOP é artesanal, feito à mão, e tem características de identificação próprias: um QR Code na etiqueta superior e uma marca na côdea inferior. Contudo, a sua produção é cada vez mais limitada. Atualmente, apenas 135 pastores alimentam esta cadeia produtiva tradicional, muitos deles com mais de 60 anos e sem sucessores à vista.

PUBLICIDADE

A reportagem mostra como a escassez de rebanhos genuínos contrasta com o aumento de fábricas de queijo “amanteigado” na região. Estes queijos, muitas vezes vendidos como “Serra da Estrela”, usam leite importado, principalmente da região espanhola de Zamora, e indicam no rótulo apenas “UE” (União Europeia) como origem do leite, em vez de “PT” (Portugal).

O alerta está dado: para consumir o verdadeiro Queijo Serra da Estrela, é preciso ler com atenção os rótulos e reconhecer os selos de autenticidade. A alma da serra está nos detalhes, e nas mãos cada vez mais raras de quem a preserva.

O documentário estreou esta quinta-feira, 17 de julho, na RTP1, no programa Linha da Frente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE