Primeira Página

A “aldeia de conto de fadas” que está a encantar o mundo… e fica no distrito de Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 20-02-2026

Imagem: DR

Um artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian, com base nas recomendações dos seus leitores, elegeu algumas das mais encantadoras cidades, vilas e aldeias de Portugal para visitar — das praias do Algarve às aldeias históricas do Centro do país.

No coração da Serra do Açor, a pequena aldeia de Piódão, no concelho de Arganil, é descrita pelos leitores como uma “aldeia saída de um conto de fadas”.

A aldeia é famosa pelas suas casas tradicionais em xisto e ardósia empoleiradas na encosta da montanha e pela atmosfera única que se forma quando a névoa sobe do vale — cenário que, segundo viajantes, parece mesmo tirado de uma história.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Piódão pertence às Aldeias Históricas de Portugal, um grupo de comunidades preservadas que remontam ao século 14, onde os visitantes podem perder‑se por ruelas íngremes, provar doces locais e sentir a vida tradicional portuguesa no seu auge.

Além de Piódão, os leitores do Guardian recomendaram várias outras localidades por todo o país:

Algarve, Tavira e Aljezur: considerada a “vencedora” entre as sugestões, esta cidade algarvia encanta com as suas 37 igrejas, o Rio Gilão e a famosa Ponte Romana, além de praias e restaurantes acolhedores. E Aljezur, uma vila histórica com castelo mouro e acesso fácil às praias selvagens de Arrifana, perfeita para surfar e apreciar a luz ao pôr do sol.

Alentejo, Évora e Elvas: “Cidade museu” repleta de monumentos romanos, vinhos e gastronomia típica alentejana e a cidade fortaleza fronteiriça com Espanha, famosa pelo aqueduto e pela história militar.

Monsanto (Castelo Branco), Tomar (distrito de Santarém) e Santa Comba Dão (Viseu): A primeira é uma aldeia singular construída entre formações rochosas naturais. A segunda trata-se de um património templário e convento histórico que fascina viajantes. E a última é uma pequena cidade junto aos rios Dão e Mondego, com ciclovias e espaços naturais.

Aveiro e Guimarães: Apelidada de “Veneza portuguesa” pelas suas canais e barcos moliceiros coloridos e a “casa da nação” portuguesa, com centro histórico e arquitetura medieval.

Segundo os leitores que, em 2021, reuniram estas localidades estas são aquelas que representam o melhor de Portugal — desde paisagens naturais e rurais, passando pelo património arquitetónico e histórico, até à gastronomia e tradições locais. Visitá‑las é descobrir uma Portugal menos turística e mais autêntica, onde cada aldeia tem uma história única para contar.