Opinião

A Académica dos dias actuais vive à beira do abismo

PAULO ALMEIDA | 11 anos atrás em 27-07-2013

paulo almeida

PUBLICIDADE

PAULO ALMEIDA

Qualquer um de nós já viveu momentos excepcionais na Académica, vitórias inesquecíveis. Derrotas também. Que não nos afastam, nunca afastaram. Na Assembleia Geral de ontem viveu-se mais um desses momentos em que os sócios não hesitaram em fazer, mais uma vez, uma clara aposta nas convicções e na Académica em que se revêem. Depois de em final de Maio deste ano ter sido obtida a vitória da SDUQ, excelente resultado que nunca é demais enaltecer, os sócios perceberam a responsabilidade acrescida que detêm e ontem, com sala cheia, responderam ao apelo dos que acreditam numa Académica livre e informada, de todos e não de um só.

PUBLICIDADE

publicidade

Tal como aquando da conquista da SDUQ, o chumbo do orçamento de ontem e demais matérias colocadas à consideração dos sócios, recolheu os votos de uma percentagem significativa dos que acreditam num ideal e que demonstraram inequivocamente de que cabe aos sócios continuar a decidir acerca dos destinos da Instituição, mesmo que agora sob a forma de sociedade comercial. Ficou-se ontem a saber que o futsal terminou sem a necessária deliberação da Assembleia Geral da AAC/OAF. Que o presidente Ricardo Morgado acredita numa só Académica e por isso não gosta da experiência sub-23 pretendida pela direcção do OAF. Sem que isso infelizmente já cause admiração entre os presentes, soube-se pelos próprios que o presidente do Conselho Fiscal não deu qualquer parecer (obrigatório por lei) aquando da constituição da SDUQ e que o presidente da Mesa da Assembleia Geral desconhece o orçamento da SDUQ, um que pelos vistos já terá sido aprovado em reunião magna inexistente e depois entregue na Liga.

Tamanhas desconsiderações pelos sócios, pela Académica, não ficaram sem resposta. Luis Filipe Pereira, João Francisco Campos, Nuno Oliveira, entre outros, mostraram a sua indignação. Alfredo Castanheira Neves e Álvaro Amaro, cada um à sua maneira, expuseram a debilidade do Engº Eduardo Simões para o exercício do cargo. Álvaro Amaro, num apelo dirigido ao presidente da Mesa, afirmou que já não existe um normal funcionamento da Instituição. E que dizer, por último, das palavras do Magnífico Reitor Rui de Alarcão que foi peremptório na recusa do pacto social da Sduq entretanto constituída pela direcção da Académica? A resposta foi apresentada pelo Engº Eduardo Simões: a culpa é dos seus juristas, os da direcção. E depois passou a falar do jogo com o Eirense ou da enorme despesa que o Bingo tem em bolas, se a memória não me falha.

PUBLICIDADE

Servem este exemplos para concluir que cumprir Estatutos e a Lei devia ser a normalidade na Académica. Nunca a excepção. O alheamento da realidade é perigoso porque fomenta o divórcio com os sócios e mina a confiança. Resultado: vive-se cada Assembleia Geral como se fosse a última. Digo, a Académica dos dias actuais vive à beira do abismo. Não quero que os sócios sejam arrastados. Vai ser mesmo necessário encarar cada Assembleia Geral como uma última oportunidade de nos dirigirmos aos sócios.

PAULO ALMEIDA

Jurista – Sócio da CAPA – Sociedade de Advogados

Presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra do CDS

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE