Desporto

A 1ª vez da AAC! Com o Governo…

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-07-2015

A Associação Académica de Coimbra reuniu pela primeira vez individualmente com o Governo de Portugal, após ter abandonado o movimento associativo nacional.

PUBLICIDADE

unnamed

Inserida no roteiro “Educação: Uma Visão de Futuro”, na reunião em que esteve presente o Secretário de Estado do Ensino Superior e o Diretor da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), discutiu-se o próximo ano letivo com base num balanço do atual e foram apresentadas propostas que estarão contempladas num livro que a AAC apresentará nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Depois de reuniões a nível regional a AAC deu hoje continuidade ao roteiro que visa apresentar e discutir propostas de reforma para o Ensino Superior com o Governo. Seguir-se-ão encontros com os partidos políticos candidatos às próximas legislativas, estando já agendada para a próxima segunda-feira, dia 13,  a receção na sede da AAC à cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Na reunião de hoje, a AAC abordou os principais processos pendentes até ao momento, tais como a nova fórmula de financiamento das IES, a regulamentação dos consórcios e a estratégia de internacionalização do ES.

PUBLICIDADE

publicidade

Com os olhos postos no futuro, a AAC discutiu o destino próximo da ação social escolar, aproveitando para complementar a revisão efetuada muito recentemente e que mereceu elogios dos dirigentes estudantis. Ainda assim, a AAC frisou o incómodo pela eliminação das majorações atribuídas a estudantes bolseiros com situações familiares deficitárias.

Os parâmetros de fixação dos valores da ação social direta e indireta foram alvo de uma nova abordagem, tendo a AAC proposto ao Governo que existisse uma uniformização neste aspeto, o que promoveria uma maior justiça entre os valores sociais atribuídos e o real custo médio de vida dos estudantes, tendo existido, por parte do Governo, abertura para se proceder a esta alteração legislativa.

Nesta reunião ainda houve oportunidade da AAC apresentar uma medida inovadora e inédita no sistema de Ensino Superior português: a implementação de uma avaliação externa ao ensino praticado nas diversas unidades curriculares dos ciclos de estudo. Este projeto prevê essencialmente a reformulação do ensino aplicado atualmente e a correta implementação do processo de Bolonha, através dos mecanismos de que a A3ES já dispõe. Para a AAC, a medida irá centrar verdadeiramente o ensino no estudante, o que promoverá internacionalmente a excelência do Ensino Superior em Portugal.

O conjunto destas propostas apresentadas pela AAC constarão do livro “Educação: Uma Visão de Futuro” que congrega quase 200 medidas, para a reforma do ES. O livro será apresentado nos próximos dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE