Saúde

Vida de jovem de 17 anos mudou em horas. Entrou pelo próprio pé no hospital e saiu em estado vegetativo

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-03-2023

Maria do Céu tinha 17 anos e sonhava ser advogada. O sonho não chegou a ganhar asas. Ficou por terra quando entrou no bloco operatório para uma cirurgia a um sopro no coração que deveria demorar não mais do que três horas. Mas sete horas passaram e os médicos informaram os pais que a jovem teria 48 horas de vida.

PUBLICIDADE

Tudo aconteceu no Hospital de São João, no Porto, em 2014. Maria do Céu despediu-se dos pais com um “até já”. Agora, “não anda, não fala e depende de terceiros para todas as atividades. Tinha o sonho de ser advogada. No dia seguinte à operação, à frente do médico, a família recebeu a notícia de que a jovem tinha recebido uma bolsa de estudo para a faculdade. O profissional de saúde disse para a professora dar a bolsa a outro aluno, porque ‘ela já não precisa'”, adianta o Correio da Manhã.

“Em 2016, foi apresentada queixa-crime no DIAP do Porto, por alegada prática de um crime de ofensa à integridade física por negligência, mas acabou arquivada por falta de elementos. No entanto, em 2017, deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma ação cível contra os 16 profissionais que estiveram envolvidos na cirurgia, contra o diretor do serviço de cardiologia e contra o próprio hospital por danos patrimoniais e não patrimoniais sofridos. Os pais de Maria do Céu pedem 960 mil euros de indemnização”, de acordo com a notícia.

PUBLICIDADE

A família contou ao jornal que precisa de mais de 1.000 euros por mês para as despesas da filha. Neste momento decorre uma campanha para ajudar a comprar uma carrinha adaptada para transportar a jovem.

“Os pais construíram um quarto adaptado no rés-do-chão da casa da família. A mãe lamenta que, de todas as ajudas, nenhum apoio tenha vindo do hospital”, conclui.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE