Saúde

Praga de percevejos “alarmante” chega a Portugal. Há casos relatados em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 09-10-2023

Os casos começam a crescer e já dizem ser “alarmantes”. Depois de França encerrar sete escolas face à praga de percevejos que o país europeu tem enfrentado nos últimos dias, parece que os insetos chegaram a Portugal. Há já relatos de que estejam por Coimbra, Guimarães, Santo Tirso, Lisboa, e mais locais.

PUBLICIDADE

Falamos de uma espécie de percevejo asiático – ‘Halyomorpha halys’ – que chegou através da importação de máquinas agrícolas vindas de Itália.

Um grupo de investigadores da FLOWer Lab – Centre for Functional Ecology, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, avançou com uma campanha de sensibilização para os problemas causados por esta praga. Pode causar dificuldades em humanos e animais, indicou a Renascença.

PUBLICIDADE

“Através de um projeto que tínhamos na altura e alertados pela Associação Portuguesa de Kiwicultores da importância que esta praga poderia ter caso entrasse neste país. Aliás, o primeiro caso foi detetado por um produtor de kiwis. Mas estamos a falar de indivíduos pontuais, que de repente – e tendo em conta que não feito nada – começaram a estabelecer-se e reproduzir-se”, frisou João Loureiro. “Nos últimos quatro anos, temos detetado cada vez mais ocorrências”, frisou o investigador e um dos responsáveis do FLOWer Lab.

“Só na última semana tem sido alarmante”, referiu, indicando casos de aparecimento”associado a ambientes urbanos, junto a jardins e às casas das pessoas”. 

PUBLICIDADE

publicidade

“Entendemos a preocupação das pessoas, especialmente pelo desconhecimento do que é esta praga. Não porque haja qualquer problema relacionado com a saúde pública”, indicou, mas entende “que cause algum desconforto”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE