Saúde

Podemos comer pão em todas as refeições?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 26-12-2023

Fatias de pão no café da manhã, um pedaço para acompanhar o prato… mas tem uma má reputação que o precede: o pão engorda, principalmente quando se come em todas as refeições. Será mesmo assim? Uma nutricionista encerra de vez o debate.

PUBLICIDADE

Nina Cohen-Koubi tranquiliza-o: não devemos eliminá-lo das nossas refeições, seria um erro. Assim como o arroz ou mesmo os legumes. O pão pertence à grande família dos alimentos ricos em amido . E o médico incentiva a minimizar a relação que temos com eles. “O nosso corpo precisa tanto disso quanto de vegetais e proteínas para formar um prato balanceado”, diz. Constituem também um elemento essencial da dieta mediterrânica , conhecida pelos seus benefícios para a saúde.

O pão, rico em cereais, é uma importante fonte de fibras, bem como de vitaminas e minerais que nos dão energia e fortalecem a nossa imunidade.

PUBLICIDADE

Na realidade, o problema não é tanto consumir pão em cada refeição, mas sim a quantidade que ingerimos. “Se comer muito, o pão, como todo o resto, pode, claro, engordar”, admite a nutricionista. Como regra geral, aconselha a prestar atenção à sua própria sensação de saciedade para saber qual a dosagem certa. De manhã, por exemplo, um menu composto por duas fatias de pão com manteiga, fruta e iogurte pode constituir um bom pequeno-almoço.

No resto do dia, ao almoço e ao jantar, deve no entanto ter em atenção que o pão consumido é adicionado aos restantes alimentos ricos em amido ingeridos durante o dia. “Se come pão para acompanhar o prato, evite acompanhá-lo com quinoa ou arroz, é uma coisa ou outra”, lê-se na Madamme Figaro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE