A União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, uma das maiores de Coimbra (que ronda os 18 mil habitantes), prepara-se para a chegada de várias superfícies comerciais e cadeias de restauração de renome.
Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o presidente da Junta de Freguesia, Luís Correia, confirmou que o território está em plena fase de crescimento, afirmando mesmo que “será provavelmente a freguesia que mais vai crescer nos próximos anos.”
PUBLICIDADE
Depois da abertura da loja Mercadona, um marco para a zona, seguem-se agora outras grandes apostas do setor comercial. O Intermarché prepara-se para abrir uma nova superfície em Eiras, juntando-se a uma previsão já confirmada da instalação de uma loja Lidl nas proximidades. Além disso, duas das mais conhecidas cadeias internacionais de restauração rápida — McDonald’s e Burger King — encontram-se atualmente em fase de construção e deverão abrir portas até ao final do ano.
É excelente “o ato simbólico da Mercadona se ter instalado, o Intermaché abrir também aqui uma superfície, o Lidl também vai abrir aqui bem perto. Temos o McDonald’s e Burger King neste momento em obra, para abrir no final do ano”, indica.
Segundo Luís Correia, estas empresas fazem estudos de mercado rigorosos antes de se instalarem, e o facto de várias “marcas de peso” apostarem na freguesia “é sinal claro de que vamos crescer”. Esta expansão não acontece por acaso: a Junta tem vindo a trabalhar na revisão do PDM (Plano Diretor Municipal), propondo o alargamento das áreas construtivas, tanto habitacionais como empresariais.
Contudo, o autarca alerta para uma carência preocupante: “Neste momento, não há um único pavilhão disponível em Eiras e São Paulo de Frades para instalação de novas empresas”. Além da escassez de espaço empresarial, outro desafio apontado é a necessidade de deslocalizar o estaleiro camarário e da Águas de Coimbra, atualmente instalado numa zona comercial estratégica da freguesia.
A forte dinâmica comercial é vista não só como um sinal de vitalidade económica, mas também como motor de emprego, atração de população jovem e valorização do território.
PUBLICIDADE