Região

Lousã espera investimento de 1 milhão com candidatura a Bairro Comercial Digital

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-03-2023

A Câmara da Lousã vai avançar com uma candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a expectativa de um investimento de um milhão de euros (ME).

PUBLICIDADE

“Lousã – Bairro Comercial Digital” está a concorrer à segunda fase de submissão de candidaturas da medida do PRR, depois de ter sido um dos 167 projetos considerados elegíveis, afirmou aquele município do distrito de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto, caso seja aceite, “terá um valor global perto de um milhão de euros”, perspetivando-se investimentos na reabilitação urbana do centro da vila da Lousã bem como na digitalização do comércio, com oferta de plataformas eletrónicas e integração de soluções como plataformas de entregas, explicou à Lusa o vereador da Câmara da Lousã João Santos.

PUBLICIDADE

A candidatura prevê investimento em infraestruturas como ‘mupis’ digitais, bancos de jardim com energia solar que permitem carregar telemóveis, iluminação com recurso a painéis solares ou sistemas de rega inteligentes, referiu.

“O projeto permite tornar o espaço urbano mais atrativo”, notou.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa vertente desmaterializada, está prevista rede ‘wi-fi’ no centro da vila, a criação de um mercado digital, uma aplicação para ajuda nas compras até à capacitação dos comerciantes para se posicionarem nas vendas digitais, aclarou o vereador.

“A pandemia trouxe algum aceleramento do processo e já temos alguns bons exemplos, é preciso capacitá-los para fazerem ainda melhor e que a resposta não se torne apenas circunstancial”, frisou João Santos.

Até 06 de março, está aberta a participação pública da candidatura da Lousã, que pode ser realizada através de um formulário: https://forms.gle/VBqyJnQJqZmK6Qd77.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE