O Sino da Paz vai voltar hoje a tocar 1.620 badaladas em Benfeita, uma aldeia do concelho de Arganil (Coimbra), cumprindo uma tradição com 80 anos que assinala o fim da II Guerra Mundial.
“Em 07 de maio de 1945, a comunidade da Benfeita foi uma das primeiras em Portugal, e mesmo no mundo, a assinalar o armistício”, frisou a Câmara de Arganil.
A recém-construída torre sineira da aldeia de Benfeita “tocou naquele dia 1.620 badaladas, tantas quantos dias durou a guerra, anunciando que esta teria terminado”, explicou a Câmara, acrescentando que a tradição se mantém viva há 80 anos, “como símbolo de paz e de memória”.
PUBLICIDADE
A Festa da Paz, que é organizada em conjunto com a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, vai além do toque das 1.620 badaladas, marcado para o início da tarde de hoje.
Marcelo Matias, é sobrinho da família que mandou construir a Torre da Paz:
PUBLICIDADE