Coimbra

Fundação Beatriz Santos investe 2,5 milhões num centro para pessoas com incapacidades em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 05-01-2024

Imagem: Imagem ilustrativa

 A Fundação Beatriz Santos, em Coimbra, vai investir 2,5 milhões de euros na construção de um centro de atividades e capacitação para a inclusão para pessoas com incapacidades, que deverá estar pronto em 2025, afirmou hoje o presidente da instituição.

PUBLICIDADE

O investimento de 2,5 milhões de euros (ME), cuja obra já foi consignada, conta com um apoio de cerca de 1,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disse à agência Lusa o presidente da Fundação Beatriz Santos, Paulo Santos.

Segundo o responsável, a construção deste novo edifício, que terá capacidade para dar resposta a 60 utentes com deficiências cognitivas e/ou físicas, irá acontecer no ‘campus’ da instituição, em Lordemão, onde já são asseguradas diversas respostas nesta área.

PUBLICIDADE

“É um edifício novo, que fica integrado no nosso campus, e que terá sala de Snoezelen [que promove a estimulação sensorial], cozinhas adaptadas e outras salas com várias funcionalidades com o objetivo de capacitar e desenvolver um conjunto de competências com vista à autonomização das pessoas com incapacidades ou deficiências”, vincou.

Paulo Santos salientou ainda que o próprio desenho e ergonomia do edifício respondem às necessidades das pessoas, com o centro a funcionar como uma espécie de centro de dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o presidente da Fundação Beatriz Santos, este investimento vai permitir aumentar a capacidade de resposta da instituição nesta área (de momento dá resposta a cerca de 40 pessoas), mas também assegurar mais condições e especialização dos seus funcionários nesta área.

Paulo Santos aclarou que o a instituição já tem diversas atividades pensadas para esta população, num trabalho desenvolvido com o objetivo de garantir a inserção dos utentes no mercado de trabalho e na sociedade.

“Temos vindo a fazer esse trabalho com algum êxito. Temos uma equipa multidisciplinar e procuramos formar e autonomizar as pessoas”, salientou.

A Fundação Beatriz Santos desenvolve o seu trabalho em Lordemão, com respostas nas áreas da educação, saúde, apoio social, desporto e cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE